A missão

A missão

domingo, 17 de abril de 2011

Como lidar com a Morte.

Lidar com  morte não é fácil.
Não existe receita de bolo!
Percebi que para alguns parentes próximos, é uma enorme tristeza, um vazio, e para outros,  acreditem, é um alivio.
As situações são as mais inesperadas. Um dia uma filha relatou que seu pai não podia morrer pois ele era a única fonte de renda da família, numa outra foi relatado que era melhor morrer logo pois seu seguro iria salvar as finanças.
A minha percepção de todas essas experiências é que temos muitas famílias doentes, mais até que o próprio doente.
Não há duvida que existem as famílias, vamos classificar como normais, choram, entristecem, vivenciam o luto.
A minha experiência ao deparar com a morte nas minhas mãos foi inexquecível.
Lembro-me que a paciente quando fui atendê-la estava muito mal, sinais vitais fora do padrão normal, após uns trinta minutos ela faleceu na minha presença.
A família entrou em pânico no momento, antes era uma avó dentro de casa, agora se tornou um corpo.
A filha gritava muito, outra muito quieta, netos sem entender o que estava acontecendo, estava muito confuso, saí de seu domicilio pois minha missão acabou, entrei no táxi e fui para outro paciente, detalhe essa era a primeira do dia.
Meu sentimento no momento foi de agradecimento por conseguir oferecer algo, mesmo pouco.
Alegria por ela ter feito sua partida, sem dor, sem gemer, simplesmente...  foi!
Fiquei espantada como lidei com a morte, a situação da paciente ficou na casa dela, não levei tristeza, nem emoção, recordo somente que fiz uma prece para os espíritos que eles pudessem socorrê-la, abraçá-la e acompanhá-la ( sou espirita, acho que é por isso que lido bem com a partida, bem, acho que sim!!!).
Fechando os olhos recordo de seu rosto até hoje.
Como comecei o texto: Lidar com a morte não é tão fácil!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário