A missão

A missão

sábado, 16 de abril de 2011

O primeiro paciente.

O primeiro paciente não dá para esquecer.
Ela parecia ser uma mulher linda, devido o formato do rosto, porém naquele momento estava careca, pele muito ressecada e amarelada devido a ação da QT (essa sigla vocês vão se acostumar é referente a Quimioterapia), olhar fundo e vazio, entristecida, acompanhada pelo seu esposo ( médico aposentado, ciente de tudo).
A paciente estava desorientada devido as MTX (metástases cerebrais).
Quando cheguei, não sabia como iria encontrar a paciente, tinha um resumo do caso em mãos,  mais pessoalmente é muito diferente.
Até hoje fico na expectativa, sempre tem alguma coisa que marca o atendimento, as vezes a propria paciente, esposo, filhos, questões familiares, organização do domicilio, cuidadores contratados, tem sempre algo!
No caso dela foi a sua casa, muito bem organizada apesar de seu esposo ser idoso (85 anos), a paciente muito limpa, bem cuidada, tinha uma cuidadora que era supervisionada pelo esposo (tratava a cuidadora bem, mais ficava fiscalizando tudo que ela fazia).
A primeira coisa que seu esposo relatou:
- Ela não sabe que está com a doença tão avançada, vamos preservar isso, penso em colocá-la numa casa de repouso, estou muito cansado, afinal já estamos nessa há mais de 3 anos, foi bom você está aqui ela não sai mais da cama.
Percebi que a ansiedade dele era imensa a começar pela recepção, falou sem parar.
Quando fui atender a paciente o seu olhar me chamou atenção e com muita dificuldade ela me disse sussurrando:
- Não aguento mais! Estou entregando os pontos!
Nesse momento decobri o porque de tudo, necessitava da minha presença, acamada sem movimentação nenhuma, seu corpo estava todo dolorido pela falta de movimentos, não é pq ela não queria era pq não conseguia, era dificil mudar de posição na cama, faltava força.
O meu objetivo ali era devolver essa autonomia, pouca coisa, mais era muito importante para ela.
Trabalhei com ela por volta de 2 meses e ela veio a falecer.
Morrer com dignidade, com o tratamento até o final.
Tudo foi feito, claro que nada em relação ao câncer, mais em relação a qualidade de vida e foi feito até o fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário